Ticker

6/recent/ticker-posts

ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE

Nossos músculos tendem a encurtar, ou seja, diminuir de tamanho, quando ficamos muito tempo parados ou costumam ficar enrijecidos quando fazemos uma atividade física muito desgastante. O alongamento nada mais é do que um conjunto de exercícios que têm por função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura.




O alongamento é voltado para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.
Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho no exercício.

No começo, principalmente para o sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e simples. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico, mas para isso, é necessário realizar o alongamento de forma correta, respeitando a estrutura muscular, a flexibilidade e o limite de cada indivíduo.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico. Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes efeitos e benefícios:

- Prepara o corpo para atividades físicas;
- Reduz as tensões musculares;
- Relaxa o corpo (musculatura); 
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos, leves e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Reduz o risco de lesões musculares (distensões, inflamações, etc.) ou entorses articulares (torcicolos, câimbras, etc.);
- Ativam a circulação;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais;
- Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;
- Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, futebol, entre outros, preparando a musculatura para o exercício;
- Reduz o encurtamento muscular;
- Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas;
- Melhorar o raciocínio;
- Melhora a coordenação motora;
- Previne problemas posturais;
- Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;
- Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura;
- Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada;
- Nas mulheres, reduz as cólicas menstruais.

ATENÇÃO: Antes do alongamento deve ser feito um breve aquecimento (caminhar, correr, saltar, pedalar) pois com os músculos ainda frios é possível sofrer alguma lesão.



Por: Robert Almeida

Postar um comentário

0 Comentários