Ticker

6/recent/ticker-posts

CARLOS ALBERTO JÚNIOR,UM MITO DO KARATÊ PIRITIBANO.

Resgatando o nosso acervo histórico sobre um dos grandes nomes do Karatê Piritibano, recordamos de um dos disseminadores do Karatê na cidade de Piritiba, cidade localizada no piemonte da chapada diamantina. Nascia nesta mesma cidade no dia 12 de dezembro de 1991 um dos principais referências do nome do Karatê Piritibano, Carlos Alberto Silva Santos Júnior.

A sua trajetória no karatê começou aos 9 anos de idade, Júnior,  iniciou seus treinamentos com seu primeiro Professor, Jair Ferreira, este que o graduou até a faixa laranja. No decorrer dos anos resolveu dar uma pausa nas aulas no mesmo Dojo, porém, em sua casa continuava treinando junto de alguns amigos. Observando a necessidade de voltar aos treinos formais, Júnior, da início às aulas com um novo Sensei de nome Antônio Barbosa, o que o graduou da Faixa verde até a marrom.

No ano de 2009 ao observar o declínio do Karatê piritibano, O Sensei Marcos Paulo (Sensei Paulinho) decide implantar uma nova academia nesta cidade, que por sua vez teve uma boa aceitação, tanto da parte dos jovens, quanto da parte dos adultos, que viram mais uma possibilidade educacional voltada a disciplina e ao caráter ético e moral.

O incrível de toda essa história é que no primeiro dia de aula, lá estava Júnior, com aquele sorriso cativante e motivador, logo se aproximou para a primeira aula que trataria de decidir um nome para aquele atual "Dojo" ou seja para aquela escola marcial. Júnior, neste tempo ainda faixa marrom, observando todo esse processo, expôs um nome "Karatê Fênix, nome que teve uma aprovação unânime por parte dos atletas que ali estavam.

Com a intensidade dos treinos, logo os primeiros objetivos apareceram,  e um deles era fomentar os treinos para a disputa de campeonatos regionais. Em um dos primeiros campeonatos o Guerreiro Branco, conseguiu galgar resultados impressionantes trazendo alegria para a acadêmia Fênix.


 Em 2009 se tornou o primeiro faixa preta do Dojo, recebendo a graduação do Sensei Marcos Paulo. O que marcou esse período de transição de faixa marrom para a preta, foi a sua dedicação e preparação para o seu exame de faixa que aconteceu na cidade do Morro do Chapéu, onde ficava a sede da Associação El Shaddai Dias que norteia o Dojo Karatê Fênix. De antemão a comemoração foi antecipada com uma bela feijoada, e logo após a aprovação como faixa preta, Júnior, convidou a todos para mais uma comemoração, regada a churrasco e banho de piscina.  Neste mesmo dia a sua mãe Luciene Santos. ao cumprimentar a todos disse que nunca tinha visto uma luta de faixa preta, logo Sensei Paulo e o neo Professor Júnior, fizeram uma pequena demonstração de luta.

Júnior, trazia consigo um diferencial, ele conseguia ser um professor humano e de grande humildade, vivendo realmente aquilo que é a essência da filosofia pura do Karatê.

Tudo isso moldou o seu caráter, a ponto de se transformar neste grande campeão, e quando falamos em campeão não só citamos as suas conquistas a nível regional, interiorano, baiano, brasileiro, pan-americano, e sul americano na Argentina, onde o mesmo representou o Karatê Fênix, Piritiba e o Brasil, o seu êxito foi tão grande que ele garantiu 5 medalhas nas categorias que participou.

Júnior foi um dos que contribuíram também para a formação do projeto TÔ de FÉRIAS, projeto esse que funciona até hoje, e é voltado a crianças de 5 a 12 anos, que estão no período das férias escolares, o projeto pode se estender por todo ano, dependendo do desempenho do aluno. O seu legado para Piritiba na aproximação do karatê com os projetos sociais fizeram com que, diversos jovens aderissem esse esporte, se afastando assim da marginalidade.
Primeira turma do projeto Tô de Férias

No dia 13 de dezembro de 2013, acometido por um mal, veio a óbito, deixando para todos os seus amigos, karatecas, e conterrâneos, o seu grande  exemplo de jovem, que não pensava somente em sí, mas, no bem da sociedade como um todo. Podemos acreditar que o seu legado será sempre dignificado pelos Karatecas Fênix,  não somente pelas lembranças, mas por todas as suas ações voltadas ao sumo bem. Nós da família Karatê Fênix acreditamos  que aqueles que amamos jamais morrem, pois sua memória viverá para sempre através de cada um de nós.
In Memoriam ao Sensei Carlos Alberto Silva Santos Júnior, Guerreiro Branco. Oss.


Fonte: Redação Fênix

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Grande pessoa, de uma determinação e perceverança sem limites, vai estar eternamente em nossos coraçôes

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras para expressar a pessoa Júnior, um cara prestativo, amigo e carinhoso com todos ele partiu mas deixou seu legado e reconhecimento para aqueles que o conhecia e no mundo no Karatê.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceram de citar o Ricardo Cabeça, ele q de fato foi o primeiro professor de Karatê de Júnior

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de conhecer e treinar com esse guerreiro que fez uma bela história no karatê piritibano.

    ResponderExcluir