A nutrição melhora o desempenho e os depósitos de energia, reduz a fadiga (cansaço) e o tempo de recuperação pós-treino, previne conta lesões e mantém a saúde geral do atleta.
Pontos importantes:
° Sempre comer uma hora antes do treino, para poder dar o tempo da digestão
° Para maior desempenho do atleta recomenda comer alimentos com glicêmico baixo, pois da ao atleta mais resistência e força.
° Não consumir alimentos pesados.
° mantenha- se hidratado durante todo o treino.
Durante o treinamento o metabolismo predominante durante o esforço físico é o anaeróbico, treino de alta intensidade sem gasto de oxigênio. A principal fonte de energia utilizada é a glicose proveniente dos estoques de glicogênio musculares, que está diretamente associado com a capacidade de realização dos movimentos. Por isso, que a dica mais importante é jamais treinar em jejum ou de barriga vazia!
A alimentação antes do treino garante a energia e ela pode ser realizada 1 hora antes do treinamento ou uma grande refeição (almoço ou jantar) em até 3 horas antes.
Esta refeição deve ser rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, para que se tenha uma liberação gradual da energia durante a prática esportiva, moderada em proteínas e fibras e baixa em gorduras. Deve ter como base: arroz integral, batata, inhame, mandioca, macarrão, frutas, cereais integrais, pão integral, queijo branco, carnes magras e verduras e legumes.
Os alimentos são divididos em 3 grupos:
Construtores - são os alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constroem). São as proteínas encontradas
nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;
Energéticos - são os alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os carboidratos, encontrados nas massa, pães, batata,mandioca, inhame, entre outros;
Reguladores - são alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione adequadamente. São todos os vegetais e frutas existentes.
Por: Robert Almeida
0 Comentários