Para-Karatê: Karatê Paralímpico
O Para-Karatê é uma modalidade dentro do Karatê, onde foram estabelecidas regras de competição a fim de acomodar competições justas entre atletas com deficiências. O Para-Karatê tem como objetivo o desenvolvimento do Kata para atletas com deficiências visuais, atletas com deficiências mentais e atletas de cadeira de rodas.
Em 2006 foi criada a Comissão Para-Karatê pela Federação Mundial de Karatê, com o intuito de promover e desenvolver o Karatê para atletas de todas as deficiências. O Para-Karatê está integrado totalmente nas operações da Federação Mundial de Karatê.
O Para-Karatê foi apresentado ao público em 2012 pela primeira vez, no Campeonato Mundial de Paris, em uma competição somente como demonstração. Nos anos de 2014 e 2016 foi realizado o Campeonato Mundial de Para-Karatê Oficial em Bremen (Alemanha) e Linz (Áustria).
PARA-KARATÊ: KARATÊ PARALÍMPICO
A Federação Mundial de Karatê foi reconhecida em 12 de junho de 2015, pelo Comitê Paralímpico Internacional. Foi aceita como a 30ª disciplina esportiva dentro da Família Paralímpica pelo Conselho Diretor do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Sendo reconhecido o desenvolvimento e o progresso da federação em prol do Para-Karatê.
De 10 a 13 de maio de 2018 foi realizado o Primeiro Campeonato Europeu de Para-Karatê em Novi Sad (Sérvia).
O Karatê tem mostrado que pode desenvolver habilidades motoras e qualidade de vida em deficientes físicos, visuais e mentais. As academias de Karatê tornaram-se um ambiente extremamente familiar, e os atletas são acompanhados por um instrutor qualificado para corrigir detalhe por detalhe, com toda paciência e atenção necessária.
O número de atletas em competições tem aumentado em proporções significativas. O progresso e o desenvolvimento do Para-Karatê tem contribuído para mostrar que a deficiência está naqueles que não conseguem superar obstáculos.
A todos os Para-Karatecas deixo aqui registrado o meu respeito e a minha admiração.
Os Karatecas sempre rompendo barreiras. Quem pratica karatê sabe a força que tem!
Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre. OSS!
Por: Robert Almeida
0 Comentários