Posturas para o cumprimento
Seiza 正座 (seiza – postura correta; postura em que se senta ajoelhado, sobre os calcanhares, com o peito do pé tocando no chão)
No Japão, essa postura não aparece somente nas artes marciais, os japoneses a utilizam em diversos tipos de atividade. Ela é considerada uma maneira de sentar um pouco mais formal que as demais. Há algumas variações quanto à forma de se sentar em seiza, mas, no geral, ela é esta: senta-se ajoelhado, com os calcanhares tocando os glúteos e com o peito do pé todo tocando o chão. Algumas pessoas têm dificuldade de manter essa postura por muito tempo, mas ao se sentar em seiza é muito importante manter as costas eretas para que não se prejudique a coluna. No karate, dentre as demais posturas, a seiza é considerada uma maneira mais formal para se realizar o cumprimento de início e término do treinamento.
Musubidachi (結び, musubi – união; conclusão)
Essa postura faz parte das bases do karate Shotokan, e por isso também têm em seu nome a terminação dachi, que significa literalmente “de pé”. Nessa postura, o praticante se mantém com as pernas fechadas, os calcanhares juntos e os pés formando uma angulação de 45 graus. Essa é a posição utilizada quando se irá cumprimentar o companheiro antes de começar um treinamento em conjunto, mostrando ao outro respeito e lhe pedindo permissão para praticar. Ao entrar e sair do dōjō, devemos também utilizar essa posição para realizar a saudação ao dōjō, respeitando o local de treino e o professor. É comum que se confunda a musubidachi com a heisokudachi na hora do cumprimento, porém, essas duas bases têm uma pequena diferença: como dito antes, enquanto na musubidachi os pés formam uma angulação de 45 graus, na heisokudachi os pés se mantêm juntos e paralelos.
Ordem dos alunos para o cumprimento
Seiretsu (整列, seiretsu – fila; alinhamento)
Alinhamento por ordem de graduação e antiguidade. Ou seja, alinha-se a partir do aluno mais graduado e mais antigo no dōjō.
Cumprimento de início e término dos treinos
– Mokusō (黙想, mokusō – meditação; contemplação silenciosa)
Ao início e ao término do treinamento, é dado este comando para que os praticantes façam uma breve “meditação”, de olhos fechados, até ser terminada pelo comando mokusō yame.
No início do treino, é o momento em que o karateka se prepara para o treinamento, esvaziando a mente de assuntos externos para poder se concentrar somente no treino; ao término do treino, é o momento em que ele relaxa o corpo e a mente, absorvendo aquilo que foi praticado.
– Shōmen ni rei (正面, shōmen – à frente) / Shinden ni rei (神殿, shinden – santuário; templo; tabernáculo) / Shinzen ni rei (神前, shinzen – diante a um altar)
Essas saudações são uma forma de respeito e agradecimento aos mestres ancestrais.
É comum ouvir uma dessas três saudações dependendo do costume do dōjō, porém, mesmo sendo diferentes, possuem a mesma essência como cumprimento.
– Sensei ni rei (先生, sensei – professor)
Saudação ao professor do dōjō.
– Otagai ni rei (お互い, otagai – mútuo; recíproco; um ao outro)
Saudação entre os alunos, como um cumprimento de reciprocidade entre todos.
Muitas vezes essa saudação pode ser confundida com um cumprimento ao senpai da turma.
Observação
Ni rei (に礼) –
Ni rei (に礼) –
Nota-se que algumas pessoas confundem a palavra japonesa rei presente nessas saudações com um tipo de interjeição, às vezes a pronunciando de maneira incorreta. A palavra rei significa em japonês “respeito”, “cumprimento”, e a expressão ni rei quer dizer literalmente “cumprimento a”. Ou seja, quando o senpai fala sensei ni rei, ele está comandando o cumprimento ao sensei.
Por: Robert Almeida
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