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AS SAUDAÇÕES DO KARATÊ

     Muitos dos que iniciam a prática de karate se aproximam dessa arte marcial não só por se interessarem pelo seu treinamento, mas também por se sentirem atraídos pelo ambiente de respeito e de cortesia de um dōjō. Porém, em um dia de treino, é perceptível que, diante de todas as pequenas e complexas etiquetas que aparecem ao longo de praticamente toda a aula, são poucas as pessoas que realmente entendem os comandos dados, seja sabendo a pronúncia correta de palavras japonesas, seja compreendendo o motivo de determinados rituais, seja reconhecendo a maneira correta de executá-los etc. É claro que, para alguns, é muito difícil aprender essas palavras ou adotar esses costumes que são externos à nossa cultura, e é claro que só aos poucos o corpo e a mente se adaptam a esses novos hábitos, mas é necessário lembrar que, ao entrar em um dōjō, o karateka não deve só se focar em aprender os movimentos e as técnicas de karate, e sim deve também estar disposto a fazer respeito a uma arte marcial de centenas de anos de tradição e cujas bases estão intimamente ligadas à cultura oriental, em especial à cultura japonesa. Por isso, ao vestir seu dōgi, um praticante de karate deve estar consciente de que está para entrar em um ambiente em que reinam não os hábitos do seu país de origem, mas os hábitos japoneses e estar disposto a entender e a reproduzir esses hábitos. Para auxiliar os que têm o interesse em compreender essas peculiaridades do karate, os comandos, os ritos etc, criamos um artigo com o objetivo de explicá-las da maneira mais simples possível, e de um modo abrangente, que possa valer para diversos dōjō; neste artigo trataremos especialmente do cumprimento de início e de término do treinamento, junto de outros detalhes que o acompanham, como a postura para se sentar, a posição dos alunos etc.

Posturas para o cumprimento
Seiza 正座 (seiza – postura correta; postura em que se senta ajoelhado, sobre os calcanhares, com o peito do pé tocando no chão)
No Japão, essa postura não aparece somente nas artes marciais, os japoneses a utilizam em diversos tipos de atividade. Ela é considerada uma maneira de sentar um pouco mais formal que as demais. Há algumas variações quanto à forma de se sentar em seiza, mas, no geral, ela é esta: senta-se ajoelhado, com os calcanhares tocando os glúteos e com o peito do pé todo tocando o chão. Algumas pessoas têm dificuldade de manter essa postura por muito tempo, mas ao se sentar em seiza é muito importante manter as costas eretas para que não se prejudique a coluna. No karate, dentre as demais posturas, a seiza é considerada uma maneira mais formal para se realizar o cumprimento de início e término do treinamento.
Musubidachi (結び, musubi – união; conclusão)
Essa postura faz parte das bases do karate Shotokan, e por isso também têm em seu nome a terminação dachi, que significa literalmente “de pé”. Nessa postura, o praticante se mantém com as pernas fechadas, os calcanhares juntos e os pés formando uma angulação de 45 graus. Essa é a posição utilizada quando se irá cumprimentar o companheiro antes de começar um treinamento em conjunto, mostrando ao outro respeito e lhe pedindo permissão para praticar. Ao entrar e sair do dōjō, devemos também utilizar essa posição para realizar a saudação ao dōjō, respeitando o local de treino e o professor. É comum que se confunda a musubidachi com a heisokudachi na hora do cumprimento, porém, essas duas bases têm uma pequena diferença: como dito antes, enquanto na musubidachi os pés formam uma angulação de 45 graus, na heisokudachi os pés se mantêm juntos e paralelos.
Ordem dos alunos para o cumprimento
Seiretsu (整列, seiretsu – fila; alinhamento​)
Alinhamento por ordem de graduação e antiguidade. Ou seja, alinha-se a partir do aluno mais graduado e mais antigo no dōjō.

Cumprimento de início e término dos treinos
– Mokusō (黙想, mokusō – meditação; contemplação silenciosa)
Ao início e ao término do treinamento, é dado este comando para que os praticantes façam uma breve “meditação”, de olhos fechados, até ser terminada pelo comando mokusō yame.
No início do treino, é o momento em que o karateka se prepara para o treinamento, esvaziando a mente de assuntos externos para poder se concentrar somente no treino; ao término do treino, é o momento em que ele relaxa o corpo e a mente, absorvendo aquilo que foi praticado.
– Shōmen ni rei (正面, shmen – à frente​) / Shinden ni rei (神殿, shinden – santuário; templo; tabernáculo) / Shinzen ni rei (神前, shinzen – diante a um altar)
Essas saudações são uma forma de respeito e agradecimento aos mestres ancestrais.
É comum ouvir uma dessas três saudações dependendo do costume do dōjō, porém, mesmo sendo diferentes, possuem a mesma essência como cumprimento.
– Sensei ni rei (先生, sensei – professor)
Saudação ao professor do dōjō.
– Otagai ni rei (お互い, otagai – mútuo; recíproco; um ao outro​)
Saudação entre os alunos, como um cumprimento de reciprocidade entre todos.
Muitas vezes essa saudação pode ser confundida com um cumprimento ao senpai da turma.

Observação
Ni rei (に礼) –
Nota-se que algumas pessoas confundem a palavra japonesa rei presente nessas saudações com um tipo de interjeição, às vezes a pronunciando de maneira incorreta. A palavra rei significa em japonês “respeito”, “cumprimento”, e a expressão ni rei quer dizer literalmente “cumprimento a”. Ou seja, quando o senpai fala sensei ni rei, ele está comandando o cumprimento ao sensei.



Por: Robert Almeida

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