Olá, pessoal!
Se vocês já passaram na frente de um local de treino (Dojo), devem ter percebido que os Karatecas utilizam uma vestimenta específica e portam faixas nas cinturas que muitas vezes são de cores diferentes. A roupa que vestimos, comumente chamada de Kimono, chama-se KarateGi (lê-se caratê-gui), ou “Vestimenta utilizada no KarateDo”.
KarateGi é a contração de “Karate” e “DoGi” que significa, “vestimenta utilizada no caminho escolhido”
Ele é muito parecido com o JudoGi, pois, na verdade, a ideia foi tirada do Judô mesmo, o que muda muitas vezes é o material que é utilizado (no caso do Judo, por ter que resistir a puxões constantes, ele costuma ser mais grosso e trançado).
O KarateGi, tal como o JudoGi, é formado do casaco (Wagui), da calça (Shitabaki ou Zuban) e da faixa (Obi). Mas, fora a faixa (Obi), dificilmente alguém vai se referir a estas partes em separado. Então não precisa suar tentando decorar seus nomes.
Para saber na verdade de onde veio o kimono é só você lembrar que o Karate veio do Japão, e naquela época, a roupa comum do japonês era o kimono, que traduzindo significa “coisa para vestir”. Então na verdade, eles só treinavam com a roupa que usavam no dia a dia (como na foto acima).
A padronização veio depois com Funakoshi (o pai do Karate Moderno e inventor do estilo que praticamos na Oyama Academy, o Shotokan), que muito amigo de Jigoro Kano, inventor do Judo, (Funakoshi fala desta amizade e como ela o ajudou a divulgar o Karate em seu livro Karate Do, Meu modo de vida), copiou sua ideia de vestimenta específica e suas características. Como o objetivo era expandir para o mundo, deveria fazer sentido criar um uniforme que padronizasse as roupas para treino e que traduzisse a ideia e a tradição da arte também na vestimenta.
Porém, diferentemente do Judo, no qual podem ser brancos ou azuis, o KarateGi, na maioria dos países, federações e estilos, só pode ser de cor branca.
As especificações de modificações no KarateGi, tais como: tamanhos mínimos e máximos das mangas e pernas da calça, se pode colocar ou não inscrições, logos do dojo, propagandas comerciais ou patrocínios e onde isto pode ser colocado no KarateGi, vai depender das regras vigentes do estilo, associação e federação aos quais o karateca estiver filiado. Mas na maior parte do mundo, ser o Ryu e arrancar suas mangas é visto com péssimos olhos e não, você não poderá treinar com ele.
Outra coisa que normalmente não é permitido e, pasmem, tem gente que não entende o porquê, é treinar ou competir de KarateGi sujo. É apenas questão de respeito com você e com o outro não se apresentar sujo. Os samurais tinham um código de conduta que a maioria das artes marciais japonesas ainda hoje seguem, o BuDo, no qual a limpeza era imprescindível. E vamos combinar, é péssimo ter que treinar com alguém que está com um cheiro meio estranho.
É isso aí! Mantenha seu KarateGi limpo, com as mangas e pernas da calça aceitáveis e vamos ao treino!
Por: Robert Almeida
0 Comentários