Ticker

6/recent/ticker-posts

KARATÊ COMBAT


   Como talvez vocês já estejam sabendo, há um novo tipo de competição de Karate acontecendo no mundo: O “KARATE COMBAT“. Uma iniciativa internacional que tem como objetivo de avaliar e promover o karate  como esporte no mundo através de uma liga da primeira liga profissional de Karate de contato.

Vem conhecer um pouco mais sobre essa novidade.

    Eles se intitulam de “Premier full Contact Karate League”, ou “Liga premier de Karate de contato absoluto”, ou seja, são uma liga, um torneio de lutas de contato para karatecas profissionais.

   O objetivo principal, como já falamos, é divulgar o Karate esporte. E o interessante nesse tipo de competição é que temos atletas profissionais utilizando-se do Karate para combater entre si em lutas de contato como as organizadas pelo UFC.

 O Ringue

  A modalidade vem para realmente se formar como uma entidade de longo prazo e uma empresa lucrativa, reinventaram o koto de competição que agora é quadrado, mas com bordas chanfradas para dentro que meio que incentivam uma luta sem paradas e ajuda a pessoa que for encurralada a ficar de pé.


Os Equipamentos

Os equipamentos, uniformes e protetores a serem usados durante os combates:

  1. Bandagem na mão, devidamente especificada nas regras,

  2. Par de luvas pretas com marcação azul para um combatente e vermelha para o outro

  3. Calça de kimono personalizada do próprio evento

  4. Faixa preta na cintura.

  5. Combates femininos – um top.

  6. Protetor de boca.

  7. Coquilha para os homens

  8. Protetor de seios (opcional) para as mulheres.

As Lutas

   Todas as lutas serão de pelo menos três rounds de três minutos, com um minuto de descanso entre eles.

  No caso de campeonatos que vierem a acontecer para definir campeões de categoria, pode vir a ter mais dois rounds. Mas pelo que entendemos, ainda não há uma previsão pública de quando isto irá acontecer.

   A fora o término do tempo de combate, elas só podem acabar quando houver um nocaute ou uma desclassificação de um dos combatentes.

Karate de contato

   Teoricamente são nas regras que as diferenças das demais competições de Karate se tornam ainda mais evidentes. É uma competição de Karate de contato, sem pausa para outorgar os pontos e sem limite de pontos. A vitória só se daria por desclassificação, nocaute ou maior pontuação ao término do tempo.

  Mas vale tudo mesmo? Porque o Karate é tudo: dedo no olho, puxão de orelha, mordida, cabeçada, tudo que ajude a sobreviver numa situação real.

    Contudo estamos falando de uma competição e não de um embate de vida ou morte, não é mesmo? Então há regras e há limites.

Resumindo: é uma luta de Karate de contato, mas com regras e limites aceitáveis…

Regras no Karate Combat

Resumidamente as regras estão lá para favorecer uma luta com técnicas de ataque (que valem mais pontos do que as de contra-ataque) contundentes e em pé. Quedas são permitidas com continuação imediata de golpes, mas logo em seguida a luta é interrompida para que voltem a ficar em pé, incentivando a luta de trocação.

São muitas as técnicas proibidas, tais como:

  • Qualquer golpe de mão aberta que não seja Haito;

  • Joelhadas e cotoveladas;

  • Joelhadas pulando;

  • Acertar a virilha;

  • Acertar o joelho;

  • Usar as pontas dos dedos ou polegar para golpear;

  • Pular no oponente;

  • Pular no oponente que estiver no chão;

  • Chutar o oponente que estiver no chão;

  • Torções de articulações pequenas;

  • Chute nas pernas entre o quadril e o joelho;

  • etc.

Na verdade, as técnicas permitidas são basicamente as mesmas das competições esportivas que estamos acostumados, a grande diferença é que o contato é permitido, pode-se aplicar peso por trás dos golpes, não sendo necessário o controle.





Por: Robert Almeida

Postar um comentário

0 Comentários