Dojo kun é o conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes de Karatê É inspirado no Bushido. Diz-se que foi compilado forma atual por Kanga Sakukawa, aproximadamente em 1750 e seriam obra original do monge budista Bodhidharma, ainda na Índia, antigamente eram mais de 20 regras, mas um sensei conseguiu resumir apenas em cinco, para os ocidentais também as poderem aprender.
São normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karatê no dojo (local de treinamento). Sendo que o escopo é reforçar na mente dos praticantes a ideia de que a arte marcial é antes de tudo um instrumento de aperfeiçoamento pessoal, um modelo (de perseverança e temperança) que se deve levar para a vida cotidiana.
JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Os meios para praticar o karate é mais que somente físico.Todo iniciante, especialmente o jovem, deve ser ensinado a importância da construção de caráter por meio da disciplina e treinamento rigoroso. Para o iniciante, o caráter a ser construído começa com o aperfeiçoamento de técnicas por repetição. O espírito de um lutador será alcançado quando se ganha mais confiança por desenvolvimento de técnicas mais fortes. O treino trará à clareza ao espírito, não se deve somente lutar, mas sobrepujar problemas pessoais de qualquer espécie. Desenvolver estes valores espirituais se torna um caminho longo, mas quando o conceito é entendido e experimentado proporcionará a vida inteira benefício de força interior e paz.
MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Ser fiel é uma tradição forte dos antigos samurais e uma extensão da influência de um grande gerreiro na família das artes marciais. A fidelidade a ser mostrada está em seu sensei(professor) e no dojo(local de treinamento). O aluno deve ser fiel a seu sensei quando o mesmo é fiel ao seu aluno. Assim, pode parecer raro nos dias de hoje, mas seria injusto esperar um sensei ensinar algo a um aluno e o mesmo não dar o devido valor à tal. Foram anos de prática e ensinamentos, investimentos e sacrifícios para capacitar um verdadeiro professor, portanto o aluno deve identificar os pontos positivos quando há sinceridade e transparência nos ensinamentos de um professor, e caso identifique os negativos, seja coeso e sincero expondo sua opinião de maneira singela e clara. O aluno deve provar sua lealdade com o passar dos anos. A fidelidade e a lealdade estendida ao sensei serão recompensadas, com uma quantia maior de conhecimento e sabedoria que serão passadas ao aluno e para este bônus acontecer entre sensei e aluno é extremamente valioso o verdadeiro relacionamento. O professor também deverá praticar esta fidelidade, sendo direto e conciso nas suas idéias procurando a evolução e crescimento por si só, e não subordinando discípulos e ocultando informações, mas confiado em sua capacidade para crescer sem ter que prejudicar ninguém. Seja leal consigo mesmo, prove sua capacidade admitindo ser inferior quando necessário, mas lembre-se de que um aluno é reflexo de um professor e o professor espelho de um aluno.
DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Esforço completo, a dedicação e o compromisso são necessários para alcançar a maestria da arte. Em nenhum caso a sabedoria é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte de quem aprende e de quem ensina. O esforço deve ser de uma natureza sincera e não superficial. O esforço sério de um aluno será reconhecido pelo sensei que irá disponibilizar mais tempo e qualidade com o aluno, além de orgulho de tê-lo como aprendiz.
REIGI O OMONZURU KOTO
O respeito com os outros é uma qualidade importante dos japoneses e da cultura de Okinawa, portanto comum às artes marciais. Gichin Funakoshi enfatiza que o karate começa e termina com etiqueta. Ele também declarou que sem cortesia não há nenhum Dojo. Isto é uma reflexão da natureza formal do povo japonês e pode ser observada ao curvar-se durante o treinamento assim como em casa ou no escritório. A etiqueta do Dojo é bem definida. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda que você esteja. O respeito é estendido a tudo e a todos, independente de cor, raça, classe social, grau de amizade ou idade. Destacam-se pais, professores, educadores, leis, natureza, etc.
KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Um lutador treinado é uma pessoa com um espírito competitivo, feroz e de grande força, então é injusto usá-lo contra uma pessoa inexperiente. O espírito de um karateka é por muitas vezes insuperável, e o mesmo deve saber usar seu conhecimento sendo sempre justo acima de qualquer coisa. Uma pessoa de caráter deve afastar-se de brigas porque possui controle de suas emoções e está em paz consigo. Ele não deve testar suas capacidades na rua. Pode-se vencer sem precisar lutar e ele não terá nenhum orgulho por ferir. O Privar-se de comportamento violento é duro de explicar a muitos ocidentais por causa de seu ambiente, ou por atitude isolada de vencer desafios eles querem fazê-lo tanto que acabam ficando contra os princípios do karate-dô e dojo kun. Assim é necessário que professores e instrutores sempre lembrem seus alunos da importância do DOJO KUN.
Por: Robert Almeida
0 Comentários